pagina-3-guarana.png
leonardo-menezes.jpg

Leonardo Menezes

Exposições, documentários, experiências interativas, curadoria, direção audiovisual, roteiros.

Curador de exposições, diretor audiovisual, roteirista, doutor em Comunicação e sócio da Guaraná Conteúdo. Foi diretor de Conhecimento e Criação e Gerente de Conteúdo para o Museu do Amanhã (ganhador de três prêmios Leading Culture Destination Awards 2022, 2018 e 2016), no Rio de Janeiro, entre 2015 e 2022. Curador de dezenas de exposições no Museu do Amanhã, como: “Fruturos – Tempos Amazônicos” (2021), “Coronaceno - Reflexões em Tempos de Pandemia” (2021), “Pratodomundo – Comida para 10 Bilhões” (2019 - vencedora do prêmio Grands Prix 2019 Bronze em Design de Exposições Temporárias), “Inovanças – Criações à Brasileira” (2017 - catálogo indicado ao Prêmio Jabuti 2018) e “Vidas Deslocadas” (2017). Diretor do documentário longa-metragem “Luana Muniz – Filha da Lua” (2017), vencedor do Prêmio Melhor Longa-metragem Nacional no Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema 2017, Melhor Filme no Festival Mix Brasil 2018; Melhor Documentário no DIGO Festival Internacional de Cinema de Gênero e Diversidade Sexual de Goiás; e no Impact Docs Awards, da Califórnia, nos EUA. Diretor do documentário longa-metragem “Lorna Washington - Sobrevivendo a Supostas Perdas” (2016), vencedor dos prêmios Menção Honrosa na mostra competitiva do Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema 2016; e no Impact Docs Awards, da Califórnia, nos EUA. Escreveu roteiros para Rede Globo, Canal Off, Canal Futura, Globo Internacional, Globo News, TV Brasil, TV Cultura, Universal Channel e criou conteúdos para Fundação Roberto Marinho, MEC, IETV, Rio+20, Rock in Rio, Museu de Arte do Rio, Planetário do Rio, Museu da Língua Portuguesa. Também foi premiado com o Promax 2009 (EUA) e com o Caracol de Plata 2009 (México) pela criação da campanha Nós Podemos para a ONU, além de ter recebido dois Prix Jeunesse Iberoamericano 2005. 

pagina-3-guarana.png
Marcio.jpeg

Marcio Vianna

Direção audiovisual, roteiros, conteúdo.

Diretor e roteirista para TV, Cinema e Digital. Autor do reality Fuja se for Capaz! do canal Gloob (com duas temporadas, 2021 e 2022) e da série documental A(u)TORES, Canal Futura e Globoplay (duas temporadas, 2021 e 2022). Roteirista na temporada 2020 do Tamanho Família, TV Globo; Diretor e desenvolvedor das série Arte na Fotografia, Canal Arte 1 (2018/19); e Saideira, criada em parceria com Hugo Carvana para o Canal Brasil (2017 e 2019/20). Roteirista de diversos doc-realities exibidos no GNT, Discovery TLC, Multishow (Papel de Pai; Olho Mágico - Reforma de Vizinhos; Rio Resgate; Secreto; entre outros). Entre 2018 e 2022 foi roteirista de 15 longa-metragens infantis e 4 deles que ficaram entre os 10 mais vistos nas plataformas digitais (Now e Netflix): O Fim do Natal, O Hotel Mágico, O Mapa do Tesouro e Acampamento de Férias 3. Em 2022, o filme O Hotel Mágico 2 ficou entre os 10 filmes mais visto no mundo na Netflix, em países de língua não inglesa. Roteirista em Eventos para Clientes como Sindusfarma, Coca-Cola, Aon Hewitt, Jafra e Samsung.

pagina-3-guarana.png
0 NOVA Fotografia Eduardo Carvalho.jpg

Eduardo Carvalho

Captação, exposições, documentários, curadoria, conteúdo.

Curador independente, consultor e jornalista, é mestre em gestão da economia criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e bolsista do programa de lideranças culturais Chevening Clore Leadership, do Reino Unido. Foi curador-assistente do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, onde liderou a criação de exposições e experiências que envolvem ciência, arte e tecnologia. Entre seus trabalhos mais recentes estão as exposições For those who are to come, aberta na Conferência das Nações Unidas, a COP26, em Glasgow (Escócia) e exibida também em Manchester (Inglaterra), e Fruturos – tempos amazônicos, aberta no Museu do Amanhã.